Enviado 22/02/2017

NÃO FRACKING CORNÉLIO

Operações para extração do gás de xisto estão proibidas em nossa cidade

NÃO FRACKING CORNÉLIO

Fraturamento hidráulico, ou Frackingé a tecnologia que injeta no subsolo milhões de litros de água misturados a toneladas de areia e um coquetel com 720 substâncias químicas tóxicas, muitas delas cancerígenas e até radioativas, para fraturar a rocha e liberar o gás. Parte desse coquetel permanece no subsolo e chega aos aquíferos. A outra parte retorna à superfície e contamina rios, o solo e o ar, provocando doenças como câncer nas pessoas e eliminando a biodiversidade. Diante de nova ameaça, a Câmara de Cornélio se mobilizou para impedir testes da ANP, aprovando por unanimidade projeto de Lei que proíbe operações de Fracking na cidade.

A Professora Izabel Cristina Marson, coordenadora voluntária das ações regionais contra a extração do gás xisto falou ontem (21) na tribuna livre sobre a importância de se tomar medidas que protegem o município sobre este risco. O objetivo é ampliar a legislação, que proíbe a emissão de alvará para empresas de Fracking, o tráfego de caminhões com produtos químicos usados para o Fracking, a queima de gases decorrentes da extração e, por fim, os testes sísmicos.

Saiba mais em: http://naofrackingbrasil.com.br/